Possuímos um Sistema de Gestão da Qualidade certificado pelas Normas NBR ISO 9001:2015. Dentre os principais benefícios de nosso SGQ, destacamos:

Melhoria contínua de processos e serviços

Desenvolvimento intelectual e profissional

Competitividade e desempenho operacional

Cultura organizacional e imagem institucional

Visão

Tornar-se líder de mercado, sendo uma empresa reconhecida pela conduta ética e qualidade de seus serviços.

Missão

Prestar serviços aduaneiros e logísticos que atendam e superem as expectativas dos clientes, garantindo o sucesso de suas operações e promovendo o mútuo crescimento e fortalecimento competitivo.

Política da Qualidade

Definimos a nossa Política da Qualidade, através dos seguintes objetivos:

 

Excelência: assegurar a qualidade dos serviços, através de estrutura capacitada e dinâmica, atendendo aos requisitos aplicáveis e buscando o constante aprimoramento, amparado no comprometimento, criatividade e profissionalismo.

 

Competitividade: gerir os recursos humanos, técnicos e financeiros, visando ampliar a produtividade e a rentabilidade, priorizando o atendimento ágil e eficiente aos clientes.

 

Declaração de Aliança

Os nossos diretores e colaboradores comprometem-se a seguir os mais elevados princípios éticos no cumprimento de suas atribuições, prestando serviços de alto padrão profissional, baseados na honestidade, dignidade, veracidade, acuracidade, imparcialidade e responsabilidade, bem como empenhando-se ao aperfeiçoamento de suas competências, no intuito de manter o prestígio e a credibilidade da empresa.

Regras de Conduta Pessoal

A apresentação pessoal deve ser adequada aos compromissos diários, primando-se pela boa aparência como fator de motivação ao trabalho.

 

É essencial o respeito pelo ser humano e inaceitável qualquer tipo de discriminação quanto à religião, raça, sexo, orientação sexual, estado civil, opção política ou quaisquer outras questões de ordem pessoal.

 

Buscar parcimônia e discrição, evitando o uso de termos negativos ou pejorativos. Desse modo, qualquer comentário, crítica ou sugestão deve ser apresentada de forma positiva e reservada.

 

Basear os relacionamentos em dados e fatos, no respeito e na solidariedade.

Regras de Conduta Profissional

Todos são responsáveis pelo próprio desenvolvimento profissional, devendo buscá-lo permanentemente.

 

A prestação de serviços deve ser planejada e validada previamente à sua realização.

 

A eventual pendência gerada durante a prestação de serviços deve ser imediatamente associada a uma prioridade, com a designação de prazos e responsáveis à sua solução.

 

É resguardado o caráter confidencial de informações obtidas durante a execução dos serviços. Somente será permitido revelar informações confidenciais às autoridades competentes, no estrito cumprimento da lei.

Regras de Conduta Comercial

A proposta comercial aceita, tácita ou expressamente, se tornará compromisso formal em todos os seus termos e condições.

 

Os compromissos recíprocos devem ser documentados, observando-se a máxima especificidade e confidencialidade.

 

É obrigatória a denúncia de eventuais conflitos de interesse.

 

É facultada a divulgação da relação de clientes em propostas comerciais e campanhas publicitárias, mediante anuência prévia.

 

 

Regras Anticorrupção

Observar os princípios éticos, morais e legais na prestação dos serviços, particularmente, os consoantes nas Leis Anticorrupção.

 

Cumprir e fiscalizar o cumprimento das Leis Anticorrupção nacionais e internacionais, incluindo a Lei nº 12.846/13 e o Decreto nº 8.420/15 que a regulamenta, além da Lei sobre Práticas de Corrupção no Exterior (FCPA – Foreign Corrupt Practices Act) dos EUA e quaisquer outras leis e normas aplicáveis contra a corrupção, suborno, lavagem de dinheiro, contribuições políticas, comissões, gratificações, presentes, hospitalidades ou reembolsos de despesas a entes públicos ou privados.

 

É proibido pagar, prometer, oferecer-se a pagar ou autorizar o pagamento de qualquer quantia pecuniária, ou entregar, prometer, oferecer-se a entregar ou autorizar a entrega de qualquer objeto de valor, a qualquer agente, membro, empregado ou representante de qualquer governo ou entidade da administração pública direta ou indireta, candidato a cargo político, partido político ou membro de partido político, ou a qualquer pessoa física ou jurídica, a fim de encaminhar, obter ou manter negócios para ou com tais entes públicos ou privados, ou assegurar qualquer vantagem indevida.

 

Notificar os responsáveis e as autoridades competentes, na hipótese de tomar conhecimento de qualquer ato passado, atual ou futuro que resulte em violação ou conflito, efetivo ou potencial, de qualquer norma anticorrupção.

 

O que é a LGPD?

A Lei nº 13.709/2018 é conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados e tem por objetivo efetivar a privacidade num mundo cada vez mais dinâmico e movido por dados. Por meio de fundamentos, princípios e regras a serem observadas por empresas, órgãos públicos e organizações de qualquer natureza, a intenção da LGPD é promover um ambiente de uso responsável dos dados pessoais.

O que são dados pessoais?

Objeto de proteção específica da LGPD, os dados pessoais são informações que identificam ou tornam identificável uma pessoa natural.

A LGPD, portanto, protege dados de diversos tipos e utilizados em várias categorias de tratamento, tais como:

Dados de Identificação, como seu nome e um documento de identidade

Dados de Contato, como seu telefone, endereço ou e-mail

Dados Profissionais, como seu local de trabalho ou sua qualificação

Dados Comportamentais, como histórico de navegação online ou preferências de consumo

Dados Geoeconômicos, como geolocalização, nacionalidade e rendimentos

Dados Indiretos, tais como placa de seu automóvel ou endereço de IP de seu computador

Alguns dados pessoais são especialmente protegidos pela Lei. São considerados sensíveis, pois podem levar o titular à ameaça, preconceito ou constrangimento, tais como orientação sexual, credo religioso, filiação partidária, etnia, dados biométricos e informações de saúde.

Bases Legais para Tratamento de Dados Pessoais

Dentro do contexto de efetivação da privacidade, a LGPD determina que os dados pessoais só podem ser tratados se houver um fundamento legal que o autorize. Em outras palavras, os dados pessoais só podem ser tratados se presentes uma ou mais das seguintes hipóteses:

Consentimento para o tratamento

Cumprimento de deveres legais ou regulatórios

Tratamento pela Administração Pública para execução de políticas públicas

Realização de estudos por órgãos de pesquisa

Quando necessário para cumprimento de contrato ou tratativas preliminares

Quando necessário para exercício de direitos em processo judicial ou administrativo

Quando necessário para proteger a vida ou incolumidade física do titular ou terceiro

Por profissionais de saúde em procedimentos que tutelam a saúde

Para atendimento de interesses legítimos, observando os direitos dos titulares

Para proteção de crédito

Para os dados sensíveis, que têm maior proteção da Lei, as hipóteses de tratamento são ainda mais limitadas. Por isso, esse tratamento deve ser cuidadosamente avaliado antes de ser promovido.

 

Como os dados devem ser tratados em conformidade com a LGPD?

A Lei estabelece uma série de condições e cuidados a serem adotados para que o tratamento de dados pessoais seja considerado legítimo. Dentre fundamentos, princípios e regras de governança estabelecidas em Lei, destacamos alguns pontos cruciais:

 

Transparência: os agentes de tratamento de dados devem se preparar para comunicar com franqueza e assertividade suas atividades que envolvem processamento de dados pessoais.

 

Legitimidade: o tratamento de dados deve ter uma finalidade previamente declarada e amparada por uma base legal. O tratamento deverá ser adequado ao fim pretendido, a fim de que se evite o desvio de finalidade, hipótese que configura violação de privacidade.

 

Segurança: os dados pessoais, ainda que tratados com legitimidade, devem ser protegidos contra acesso indevido por terceiros, roubos, perda, modificação não autorizada ou uso discriminatório. Os agentes de tratamento precisam adotar controles técnicos ou administrativos para evitar exposição a esses riscos.

 

Atendimento aos Titulares: os titulares de dados pessoais são detentores de direitos que deverão ser observados pelos agentes de tratamento de dados. As empresas, organizações e instituições devem estruturar atendimento a eventuais solicitações de confirmação de existência de tratamento, pedidos de atualização ou correção de dados, oposições ao tratamento e revogações de consentimento.

 

A Proteção de Dados Pessoais na Commander

A privacidade de clientes, parceiros e colaboradores integra os esforços de nossa missão corporativa. Prestamos serviços sem descuidar da proteção de dados pessoais, assegurando o seu tratamento legítimo, seguro e eficiente.

 

Para atender à LGPD, estruturamos um programa de governança em privacidade e proteção de dados pessoais, voltado a promover o envolvimento de toda empresa na cultura da proteção de dados, assegurar legitimidade ao tratamento, reforçar controles de segurança e estruturar o atendimento aos titulares de dados pessoais.

 

Time de Privacidade

Para coordenar as ações de nosso programa de privacidade e garantir o comprometimento de todos os envolvidos em ações de proteção dos dados pessoais, a Commander instituiu um time de privacidade estruturado através de comitê que delibera temas de segurança e proteção de dados. Esse time é liderado pelo Coordenador de Privacidade, que exerce a função de encarregado pelo tratamento dos dados pessoais na forma da LGPD (art. 41).

 

Nosso coordenador tem por atribuições monitorar a conformidade com a LGPD, atuar como principal contato junto a autoridades e titulares de dados, promover a cultura de privacidade, além de validar e executar políticas e procedimentos de proteção de dados pessoais.

 

Se você quiser obter qualquer esclarecimento adicional, contate o nosso coordenador de privacidade pelo e-mail privacidade@commander.com.br

 

 

Qual é a abordagem de privacidade da Commander?

Para cumprir a LGPD e outras leis de proteção de dados, a Commander definiu uma estratégia de privacidade englobando uma estrutura abrangente de políticas, procedimentos, recursos e colaboradores.

 

Além de formar o time de privacidade, que executa o Programa de Privacidade, a estratégia passou pela avaliação de seus processos internos para identificar os dados pessoais tratados, suas finalidades, forma de processamento e base legal, possibilitando a identificação de riscos de privacidade.

 

Para que o levantamento fosse executado e os riscos identificados fossem controlados, a empresa estruturou uma série de políticas e procedimentos voltados a controlar, reduzir ou afastar os riscos de privacidade.

 

Esses procedimentos envolvem a adoção de práticas de avaliação de riscos à proteção de dados, formatação de procedimentos de atendimento a titulares e de gestão de resposta a incidentes, planejamento de avaliação e evolução do programa, dentre outras medidas gerenciais.

Quais são as finalidades dos dados pessoais tratados pela Commander?

Após o levantamento das atividades que envolvem dados pessoais entre os diversos setores da empresa, a Commander identificou as finalidades principais, especificamente quanto à manutenção do sistema corporativo, denominado Sislog, cujos dados poderão ser tratados para:

Possibilitar que a Commander se relacione com os clientes, através de e-mails, contatos telefônicos ou mensagens diretas, para encaminhar informações de processos, propostas, cobranças, cadastros e demais interações com seus clientes;

 

Manter o registro das atividades executadas e permitir o gerenciamento de contratos, incluindo o eventual exercício regular de direitos.

 

Os dados estão seguros na Commander?

Na execução das atividades e no processamento de dados, enquanto Operadora na forma da LGPD, a Commander se compromete em adotar medidas apropriadas de controles gerenciais e técnicos de segurança de dados, voltados a dificultar ou inviabilizar o acesso indevido, perda, roubo, modificação não autorizada e a indisponibilidade de dados pessoais.

 

A Commander ajuda os seus clientes a atenderem o art. 46 da LGPD, pois o seu sistema envolve o emprego nativo de medidas de segurança.

 

O sistema possui medidas de controle técnico, tais como: (i) Gestão de Permissões de Acesso; (ii) Usuários Exclusivos; (iii) Regras de complexidade e expiração de senha; (iv) Procedimento de Revogação e Alteração de Acessos; e (v) Registro de logs de acesso e de emissão de relatórios.

 

Além disso, os dados são tratados com emprego de recursos de criptografia de dados em repouso e em trânsito.

 

 

 

 

 

 

Contatos e Solicitações ao Coordenador de Privacidade

Se você quiser obter qualquer esclarecimento adicional sobre como tratamos os dados pessoais, nosso Coordenador de Privacidade está à disposição. Entre em contato por e-mail encaminhando seus questionamentos, reclamações ou solicitações para o endereço privacidade@commander.com.br